tecnologia-nas-universidades

Tecnologia no ensino superior: 7 iniciativas que você precisa conhecer

As universidades têm um papel de destaque no desenvolvimento de novas tecnologias no ensino superior em todas as áreas. Elas são o berço da pesquisa, do aprendizado e da disseminação do conhecimento, inclusive tecnológico. 

Mas como a tecnologia tem realmente auxiliado o desenvolvimento dessas instituições, sua administração e a melhoria do ensino e do aprendizado?

Neste artigo, você vai entender como as novas tecnologias na educação estão mudando a forma das universidades pesquisarem e gerarem conhecimento, educarem alunos e se tornarem cada vez mais eficientes. Boa leitura!

Como usar a tecnologia no ensino superior?

1. Eficiência administrativa

Quando se pensa na tecnologia no ensino superior, muitas pessoas focam sua atenção nos alunos e professores, mas se esquecem das instituições de ensino.

Hoje, a tecnologia nas universidades está sendo usada para administrar com mais eficiência e menos custos.

O controle de presenças, notas, entrega de trabalhos, compartilhamento de materiais e exercícios, tudo pode ser facilitado com ajuda da tecnologia.

E mais: com a análise desses dados, o processo educacional pode ser estudado e melhorado com base em resultados reais. E o objetivo é melhorá-los cada vez mais.

Sem dúvida a tecnologia está ajudando as universidades a serem mais produtivas e educarem cada vez mais alunos.

Veja também >>> Google Educacional: tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo. 

2. Ensino a distância (EAD)

O ensino a distância — o famoso EAD — é outra tecnologia no ensino superior que já vem revolucionando o aprendizado há alguns anos. Hoje, é possível fazer um curso de Harvard, do MIT, da USP ou de diversas outras grandes universidades do mundo via internet.

Os diplomas, dependendo do curso, são válidos da mesma forma que se as aulas fossem presenciais. Conheça duas plataformas de cursos online onde você pode estudar: 

Confira também >>> Google para professores: da sala de aula virtual aos computadores. 

3. Inclusão e democratização do ensino superior

Não apenas os cursos online, mas também os conteúdos abertos têm levado conhecimento e aprendizado para quem não tinha acesso a eles antes.

Muitas universidades têm simplesmente aberto seus conteúdos, apresentações de professores, gravações de aulas em áudio vídeo e diversos outros materiais para aqueles que querem estudar por conta própria.

Não há curso ou diploma, mas conhecimento sendo compartilhado gratuitamente.

Conheça duas universidades que usam a tecnologia no ensino superior para compartilhar materiais de seus cursos:

4. Integração entre diversas instituições de ensino superior

Imagine há algumas décadas atrás se dois mestrandos resolvessem desenvolver uma pesquisa juntos, sendo que um se encontra no Brasil e outro no exterior.

Antes do advento da internet e das tecnologias colaborativas em nuvem seria realmente difícil esses dois pesquisadores trocarem ideias e informações.

Hoje, ferramentas de gestão de projetos, compartilhamento de arquivos e até análise de dados, entre muitas outras, podem ser usadas de forma colaborativa. Os dois estudantes podem até conversar face a face usando o Google Meet, por exemplo.

Com certeza o uso da tecnologia nas universidades está favorecendo esse tipo de integração.

Um exemplo de sucesso desse tipo de iniciativa é a plataforma Kaggle. Ela promove competições relacionadas ao desenvolvimento de tecnologias relativas ao aprendizado de máquina, entre diversas universidades espalhadas pelo mundo.

Confira este vídeo, em inglês, que detalha o projeto:

5. Bibliotecas e acervos online

As universidades dispõem de enormes acervos de teses e estudos, mas também de livros, vídeos, modelos 3D, animações, mapas, maquetes, obras de arte e uma diversidade de outros materiais que podem ser consultados.

Mas não é fácil organizar e disponibilizar esses conteúdos de forma a serem encontrados pelos interessados.

Softwares de gestão do conhecimento e plataformas em nuvem para armazenamento e compartilhamento de arquivos permitem que as buscas sejam mais ágeis e rápidas.

Além disso, a visualização dos conteúdos pode ser feita por diversas mídias, inclusive, com imersão digital.

Veja este depoimento de como este tipo de tecnologia no ensino superior pode ajudar as universidades:

6. O campus onde o aluno estiver

A sala de aula virtual já é uma realidade usada em muitas instituições de ensino. Mas e o campus virtual?

Atualmente, todo conteúdo das universidades está disponível para os alunos onde quer que estejam.

Não é preciso mais ir à secretaria buscar suas notas como no passado. Mas as questões administrativas são apenas a ponta do iceberg.

Mesmo em cursos exclusivamente presenciais, todo conteúdo está disponível online. Textos de referência, vídeos, provas, exercícios e até a gravação das aulas em alguns casos.

Os alunos podem fazer até trabalhos em grupo e editar documentos simultaneamente, durante suas pesquisas. Para isso, usam fóruns de estudo, bibliotecas virtuais e outros acervos disponibilizados pela universidade.

7. DAAS

Para finalizar nossos exemplos de uso da tecnologia no ensino superior, vale citar o DaaS ou Device as a Service, que vem sendo usado por muitas instituições.

Trata-se da universidade fornecer notebooks ou tablets para todos os seus alunos e até funcionário. Para isso, não compram todos eles, mas usam esses equipamentos pagando uma taxa mensal, que inclui manutenção e atualizações.

O custo é bem mais acessível e os alunos, muitas vezes, compram os equipamentos ao final de seus cursos.

Saiba mais: Você sabe o que é Desktop as a Service? Uma maneira de reduzir custos de TI em 25% .

Vantagens da tecnologia nas universidades

Agora que você conhece as diferentes formas de usar que a tecnologia no ensino superior contribui para o processo de administração, ensino e aprendizado, listamos as principais vantagens geradas por essas inovações:

  • Permitir o acesso rápido a arquivos e informações;
  • Ter mobilidade, ou seja, acessar arquivos de qualquer lugar e dispositivo;
  • Melhorar a comunicação entre alunos e professores;
  • Conseguir inovar em diversas áreas;
  • Otimização de custos em tecnologia;
  • Utilizar novas técnicas de aprendizagem;
  • Ter acesso a soluções de inteligência artificial.

Tecnologia é o futuro!

No vídeo abaixo, você pode assistir a uma discussão super enriquecedora de como a tecnologia na educação pode mudar realidades com os especialista da equipe Safetec. Dê o play!

.
A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino. 

Você é um educador de nível superior? Como a tecnologia é usada em sua universidade? Compartilhe suas experiências com a gente nos comentários!

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn