transformacao-digital-educacao

Transformação digital na educação: entenda o papel da tecnologia no ensino

A transformação digital na educação é o processo de inclusão da tecnologia no ensino e aprendizagem, adequando as escolas à era digital e usando as novas ferramentas para educação como estratégia de valorização das instituições no mercado.

A pandemia da Covid-19 deixou ainda mais claro como as escolas precisam se adaptar para encarar a nova realidade educacional que está se desenhando. 

Dar aula online é um desafio tanto para professores quanto para os alunos, principalmente, pelas dificuldades de acesso a equipamentos, qualidade da internet e pela concentração que o ambiente externo a sala de aula exige.

Por isso, além de dar suporte para a educação durante a pandemia, a transformação digital nas escolas vai deixar as estratégias de ensino ainda mais conectadas.

Entender o papel da transformação digital e como ela influencia o contexto educacional é essencial para todas as instituições.

Continue a leitura e entenda mais sobre as mudanças que a transformação digital no ensino está promovendo.

O que significa transformação digital?

A transformação digital na educação significa levar a tecnologia para os processos educacionais, incluindo novos equipamentos, alterando processos de aprendizagem e agregando mais valor à qualidade do ensino.

Além disso, os recursos tecnológicos também contribuem para que as escolas alcancem suas metas de crescimento, o que ajuda na consolidação de sua imagem no mercado.

Entenda melhor esse contexto no vídeo abaixo com a Ana Clericuzzi, Gerente de contas Educacionais da Safetec:

Como a transformação digital na educação foi acelerada pela pandemia?

Com a pandemia do novo coronavírus, a tecnologia teve um papel importante para a continuidade do trabalho das escolas.

Depois de um ano e meio em casa, uma pesquisa do Conselho Nacional da Juventude do Brasil (Conjuve) destaca que 54% dos jovens esperam retornar às suas escolas com o fim da pandemia.

Essa expectativa é especialmente alta entre os jovens de 15 a 17 anos que estão se preparando para a universidade e precisam estar afiados para o Enem.

Ainda que a volta à sala de aula seja o desejo principal no momento, a tecnologia ajudou bastante o trabalho das instituições.

Muitas escolas entraram no processo de transformação digital na educação implementando sistemas de gestão escolar integrados à nuvem.

O Google Workspace for Education é um exemplo desse tipo de sistema que funciona 100% online e facilita não só o gerenciamento de turmas, mas também torna a comunicação da equipe mais fácil e integrada.

Algumas instituições também adotaram equipamentos individuais que facilitam ainda mais a interação aluno-professor. Uma iniciativa válida tanto para os tempos de pandemia quanto nas aulas presenciais e no ensino híbrido

Mesmo as escolas que não conseguem implementar o modelo de um computador por aluno, criam salas de computadores que podem ser utilizadas por diversas turmas.

Além disso, os recursos digitais para enriquecer as aulas como vídeos, jogos eletrônicos na educação, apresentações, conteúdo em áudios também são usados atualmente para enriquecer e facilitar a compreensão dos conteúdos.

Essa atualização dos métodos de ensino faz muita diferença no contexto atual para que as escolas consigam adequar a experiência dos alunos e não perder em qualidade.

A pandemia gerou e continua gerando mudanças profundas na sociedade e a tecnologia vem sendo usada como alternativa para driblar a distância, o que mantém alunos e professores próximos.

Leia também: Chromebook do Google for Education: o que é, diferenças de um notebook comum + 7 motivos para usá-lo.

Quais os principais pontos de transformação digital na educação no cenário atual?

Como destacamos no início do texto, a transformação digital na educação não se resume à inclusão da tecnologia nas escolas. 

As instituições precisam pensar na tecnologia de maneira estratégica para se valorizarem como ambientes de ensino de alto nível.

Afinal, os diferenciais de uma escola servem de chamariz para novos alunos e se a gestão não estiver atenta pode perder espaço para quem está realmente inovando.

Então, os principais pontos onde a transformação digital na educação é estratégica atualmente são:

Escolas conectadas

Citamos acima a iniciativa que algumas escolas adotam de adquirir equipamentos individuais para os alunos.

Um dos equipamentos mais usados é o Chromebook nas escolas, um computador leve e fácil de transportar e que pode ser integrado ao sistema de gestão do Google.

Além da aquisição de computadores, outra alternativa é a criação de salas de computadores com acesso a internet, onde os professores podem dar aulas, usando a internet como apoio.

Isso permite que os planos de aula sejam mais ricos e que os professores consigam inovar na maneira de ensinar, o que estimula os alunos de diferentes formas.

Ensino híbrido

O ensino híbrido une o método tradicional ao aprendizado digital, incluindo mais a participação dos alunos no processo de aprendizado.

A ideia dessa metodologia é criar um aprendizado contínuo integrando sala de aula, o estudo autônomo em casa e a prática em laboratórios.

O plano de aula para ensino híbrido é planejado de forma que o aluno tenha tarefas extras para continuar pesquisando o que o professor ensinou em sala de aula.

Por isso, as orientações devem ser claras e bem planejadas para que a turma entenda a continuidade do processo e se interesse em ampliar o seu conhecimento.

Aprendizado personalizado

Outro ponto que tem o impacto da transformação digital na educação é na personalização do processo de aprendizado.

Nenhuma turma é homogênea e as escolas precisam ficar atentas às necessidades de cada estudante.

Através da tecnologia, por meio de avaliações mais dinâmicas, o professor pode perceber dificuldades dos alunos.

Além disso, os próprios alunos podem ter mais liberdade para falar com professor, mandando e-mails ou mensagens pelo sistema da escola. Assim, as aulas e as atividades podem corresponder melhor ao perfil de cada turma.

Integração aluno-professor

A transformação digital na educação também mudou a interação dos professores com sua turma, o que permite mais proximidade e atenção.

Por meio da tecnologia, o professor não só pode criar aulas mais atrativas como também conhecer melhor sua turma por meio de atividades interativas, testes práticos e propostas de exercícios em equipe.

A ideia é promover o senso de comunidade nas escolas, onde todos têm um papel importante no aperfeiçoamento e na vivência escolar. 

Leia também: Como fazer atividade no Google Classroom [Passo a passo].

Como promover a educação na era digital?

A transformação digital na educação deve ser uma meta pela qual as escolas precisam trabalhar para que o corpo docente aproveite seus benefícios.

Mas além de comprar equipamentos, os professores precisam de treinamento e capacitação para entenderem a importância que a era digital tem e continuará tendo no aprendizado.

Estruturada de forma estratégica, a transformação digital torna as escolas ainda mais fundamentais na formação de cidadãos bem informados e prontos para viver em um mundo conectado.

A Safetec Educação te ajuda a levar mais inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.

Compartilhe com seus amigos!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Fale Conosco





    Últimas Postagens

    R$ 00

    Somente no mês
    do professor

    Curso Online

    Google for Education

    Aprenda a engajar o aluno e melhorar
    a retenção do conhecimento com
    as ferramentas do Google.

    Treinamento realizado por especialistas certificados