Dados de pesquisa divulgados pelo jornal O Estado de São Paulo mostram que cada vez mais os estudantes se valem da internet e do uso de aplicativos para sala de aula.
Segundo a reportagem, 68% dos jovens entre 9 e 17 anos usam a rede mundial de computadores para trabalhos escolares. E 38% fazem isso na própria escola, enquanto outros 17% em bibliotecas ou telecentros.
Com as oportunidades geradas pela transformação digital, o uso de aplicativos em sala de aula com o objetivo de tornar a experiência de ensino mais interativa e inspiradora já é uma tendência irreversível.
E os resultados são extremamente animadores.
Neste post, selecionamos cinco formas de uso de aplicativos para sala de aula de um jeito prático e ágil que permite aos alunos atingirem seu máximo potencial.
Boa leitura!
Uso de aplicativos em sala de aula: vantagens e 5 sugestões práticas

Se existe um ambiente onde crianças, adolescentes e jovens se sentem bastante à vontade é na internet.
A geração dos millennials, aqueles que nasceram a partir dos anos 90, os nativos digitais, enxergam o uso da tecnologia de forma muito mais natural. E por que não usar isso à favor do ensino?
Se os estudantes dominam esse ambiente e conseguem trafegar por ele com mais liberdade e desenvoltura, angariando recursos e informações, isso pode ser de grande valia para professores e alunos.
Nesse sentido, separamos cinco sugestões para o uso de aplicativos para sala de aula.
1. Provas e exercícios por meio de formulários online
Você usa um editor de texto para criar suas provas e exercícios, imprime e depois distribui em sala de aula para que seus alunos os respondam?
É bem provável que sim.
Ora, se você usa um computador para isso, por que ao invés de usar um editor de texto, não cria formulários com espaços para que seus alunos respondam perguntas dissertativas e testes de múltipla escolha.
Já pensou na facilidade de correção, sem ter que decifrar os garranchos? E quanto às provas em teste, que além de serem corrigidas com muito mais velocidade, ainda podem contar com as estatísticas sobre as respostas de cada aluno.
E mais: bons formulários eletrônicos online permitem acrescentar vídeo e imagens em definição mais adequada do que nas provas impressas.
Essas ilustrações, mapas, gráficos e vídeos ajudam a criar perguntas mais interessantes para os alunos. Isso sem falar no custo de impressão e no uso de papel, que são eliminados.
Já tinha pensado em usar um aplicativo de formulário online para provas e exercícios? Introduza o uso de aplicativos para sala de aula e veja como isso vai facilitar sua vida.
Leia também: Como criar provas no Google Forms: passo a passo.
2. Trabalhos colaborativos com edição simultânea de documentos
Outra maneira de fazer uso de aplicativos para sala de aula é criar pastas em drives compartilhados para a classe como um todo, grupos de trabalho e mesmo alunos pelo Google Drive.
Uma dica é propor trabalhos colaborativos em que os alunos terão que criar uma apresentação ou mesmo um texto, mas cada um dará sua contribuição online, editando o mesmo documento dos dispositivos que estiverem usando naquele momento.
O professor pode até definir um cronograma de entregas e acompanhar o desenvolvimento do trabalho passo a passo, colocando sugestões de melhoria que ficam assinaladas para os alunos aceitarem ou não.
Todas as versões anteriores ficam salvas para consulta a qualquer momento.
Leia também: Conheça as ferramentas Google para educação e expanda o potencial de seus alunos
3. Feedbacks individuais por videoconferência
Falar pessoalmente com os alunos na sala de aula pode ser complicado. Que tal definir horários para tirar dúvidas individuais ou coletivas por meio de videoconferências, como o Google Meets, por exemplo?
O professor pode aproveitar melhor seu tempo com o uso de aplicativos para sala de aula que eliminam a necessidade de se deslocar.
Isso vale também para os alunos que podem falar com ele de suas casas ou outros locais, recebendo um feedback personalizado.
4. Professores de outras escolas, palestrantes e “reportagens”
Já que estamos falando de videoconferências, por que não aproveitar o uso desse aplicativo para sala de aula e convidar outros professores e palestrantes para ensinar seus alunos?
Além disso, compartilhar visualizações de ambientes naturais, experiências ao vivo, visitas a museus e locais históricos podem ser mostradas a seus alunos, com comentários em tempo real de pessoas que estejam nessas localidades.
Saiba mais: Descubra como usar o Google sala de aula e revolucione o seu jeito de ensinar
5. Cronograma de atividades online
Calendário de provas, entrega de trabalhos e exercícios, datas de apresentações em sala de aula, projetos, eventos culturais, mostras de ciências e todas as atividades da turma podem ser administradas por meio de um calendário interativo.
Além de facilitar a vida de alunos e professores, o uso de calendário online permite enviar lembretes, aumentando o engajamento dos alunos.
Veja também: Google Educacional: Tecnologia potencializando o aprendizado ao máximo.
Razões para usar aplicativos para educação
Agora que você conhece formas de usar aplicativos para aulas online, confira este infográfico abaixo divulgado pelo Instituto Cotemar.
Ele ilustra as três principais razões para se usar a tecnologia de aplicativos para educação :

Veja também em nosso blog: Google para professores: da sala de aula virtual aos computadores .
Sua escola usa aplicativos para aula interativa?
Está convencido de que o uso de aplicativos em sala de aula pode ser um benefício para você e seus alunos?
Então, entenda um pouco mais sobre a tecnologia em nuvem e tudo que ela pode proporcionar.
A Safetec Educação te ajuda a levar essa inovação para sua escola. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos te ajudar a alinhar a tecnologia com seu método de ensino.
Confira nosso webinar sobre ‘Aulas conectadas: narrativas com Google for Education e Genially‘ e entenda mais sobre sobre potencial dos aplicativos de aprendizagem: