CRM para educação: auxílio na gestão de escolas - Educador do Futuro

CRM para educação: auxílio na gestão de escolas

Atuar com educação em um país como o nosso não é tarefa fácil. E a gestão educacional é uma das tarefas mais desafiadoras para os administradores. Entre os principais problemas que podemos elencar estão a baixa taxa de novos alunos, aumento de índices de evasão, inadimplência, dificuldade no gerenciamento da equipe de captação, demora no atendimento e envio de propostas para novos inscritos e matrículas. A lista é longa e pode parecer difícil de solucionar, mas não se assuste! Nós viemos exatamente te apresentar uma solução que pode facilitar o dia a dia da sua instituição: o Customer Relationship Management, ou apenas CRM.

Alguns administradores já devem ter ouvido falar dessa solução, mas para aqueles que não estão familiarizados com o termo e não sabem o que é um CRM e para que serve, não se preocupem, nós explicamos. O CRM é uma série de processos com foco no cliente, de forma a organizar as interações com os usuários, proporcionando uma experiência positiva e mais lucratividade e organização na sua gestão. Por meio de um software de CRM você coloca em prática esses processos e otimiza seu atendimento, potencializando sua capacidade de fechar negócios. Pode parecer uma visão muito mercadológica e pouco relacionada com o universo educacional, mas o CRM tem sido um grande auxílio na gestão de escolas atualmente e vamos te explicar como.

Ter alunos o ano todo

Tradicionalmente, há períodos específicos de fechamento de novas matrículas durante o ano. Fora desses períodos, os interessados costumam se informar sobre as instituições e reunir dados para sua decisão de optar pelo melhor lugar para estudar. Quando você utiliza um CRM para educação é possível armazenar os dados destes potenciais alunos, para promover campanhas de matrículas específicas e focadas no perfil de cada um. Você identifica qual o momento certo para oferecer a melhor oferta, tem um maior controle sobre a jornada de compra educacional da sua instituição e consegue captar alunos independente do processo seletivo estar aberto ou não.

Integra sua equipe e as informações

Além de armazenar os dados, um CRM para educação possibilita a integração das informações, que podem ser acessadas por todos os membros do time, desde a captação até a secretaria. Dessa forma, você consegue organizar os processos, e com toda a complexidade envolvida na captação, é uma das principais vantagens a serem exploradas.

Um CRM para educação é uma excelente maneira de trazer mais produtividade para sua equipe, mas de forma sustentável. Normalmente encontramos um pico de produtividade em vários times, que não se mantém por um longo período, porque provém de um esforço extra que esgota os envolvidos e na sequência ocasiona uma baixa. E a sua instituição entra em um processo de gangorra, subindo e descendo o volume de alunos, impactando diretamente no seu faturamento.

Com a integração das informações, o trânsito de dados dentro da sua instituição é facilitado entre todos os setores, garantindo autonomia das equipes, melhorando a produtividade e o planejamento de estratégias assertivas com base em dados atualizados.

Facilita seu atendimento

Um CRM pode até mesmo oferecer um suporte para sua relação com o público, que impacta na experiência do cliente com o ambiente educacional. Você pode padronizar a comunicação escrita com seu público, passando mais credibilidade, informações precisas e evitando erros gramaticais. E tem a possibilidade de integrar seus canais de atendimento, poupando tempo, recursos e mais economia na sua administração.

Com várias ferramentas integradas em um só local você não perde mais nenhum contato com seus alunos atuais ou futuros, e pode armazenar o histórico de atendimento para consultas futuras.

Fortalecer a imagem da instituição

A imagem da sua instituição também é um fator essencial para o sucesso na captação e manutenção de alunos e o software de CRM contribui para esse processo. Ter uma imagem e uma linguagem que transmita segurança, seriedade e confiança são pontos-chave no processo de escolha de uma instituição para estudar. Então, pense que investindo em um software de CRM você conseguirá captar mais alunos, de forma eficiente. E com as informações detalhadas que você capta, você terá uma melhora no seu volume de matrículas, e também pode melhorar sua capacidade de atendimento pós-venda e de suporte, em caso de problemas.

Com um processo mais assertivo, você proporciona mais confiabilidade e transparência, dando mais segurança para os futuros alunos em relação à instituição e  sua imagem, como consequência, será fortalecida no mercado. Obviamente um software de CRM, por si só, não será o responsável pela reputação da sua instituição, mas é uma peça essencial para organizar a sua gestão, permitindo que sua marca se posicione melhor.

Concluindo 

A possibilidade de gerenciar e armazenar dados de seus atuais e futuros alunos, de forma organizada, com informações centralizadas, equipes integradas, estratégias e ações assertivas com base em dados atualizados, melhorando a qualidade das decisões e seu relacionamento com o consumidor são razões que justificam o seu investimento em um CRM para educação! Você estará dando um passo à frente para consolidar sua instituição, potencializar sua captação de novas matrículas e reforçar seu relacionamento com os alunos. Um software de CRM para educação pode ser o auxílio que faltava na sua gestão escolar, para você construir uma imagem que transpareça mais credibilidade e trazer mais crescimento para sua escola.