O que é sala de aula invertida, como usar + 4 vantagens

Sala de aula invertida é uma metodologia de ensino em que se inverte a lógica tradicional de aprendizagem. Assim, o professor passa bibliografias e referências, pede aos alunos que as consultem (eventualmente pede até que criem apresentações) e, depois de terem contato com os conteúdos de forma independente, iniciam debates e exercícios em sala de aula, com a orientação do professor.

Assim, é como se os alunos se preparassem antes, com ajuda da internet e outros meios, para receber os conteúdos.

Afinal, para acompanhar o avanço das novas tecnologias, é necessário estar em constante evolução. Por isso, muitos docentes têm inúmeras dúvidas sobre o que é sala de aula invertida.

Neste post, além de entender melhor o que é sala de aula invertida, você conhecerá 4 de suas vantagens:

  • Melhor desempenho dos estudantes
  • Otimização do tempo
  • Didática superior
  • Valorização do docente

Veja também: O que é ensino híbrido: definição, vantagens e 6 recomendações fundamentais para implementar na sua escola ou universidade

O que é sala de aula invertida, afinal?

Como pode ser perceber, consiste, basicamente, em tornar o aluno o foco de todas as aulas. Isto é, no modelo antigo e tradicional, o professor ficava na frente da turma, somente repassando os conteúdos do livro didático.

Essa metodologia é usada por muitos educadores até os dias atuais, entretanto, é algo que pode não ser benéfico para todos. 

Se pararmos para analisar uma turma de faculdade, perceberemos que nem todos adquiriram uma boa base durante o ensino médio.

Foi para equilibrar isso que houve a necessidade da criação de uma sala de aula invertida. Onde o professor apresenta antes as fontes dos conhecimentos, para que depois possa ministrar a aula em um ritmo agradável para todos, já razoavelmente inteirados dos assuntos.

Absorvendo o conceito sobre o que é sala de aula invertida e fazendo o uso deste método, cada um dos alunos irá explorar os conteúdos preliminares antes de se engajar na aula presencial ou online com o professor. 

Leia mais: Google Sala de Aula: o que é, para que serve, como funciona e principais vantagens

Para que serve a sala de aula invertida?

Essa nova metodologia de ensino serve para otimizar o aprendizado dos alunos, de forma que o desempenho coletivo de uma sala seja visto como fundamental, e não apenas se destacando os que mais sabem sobre determinado assunto.

Quando um professor se coloca no lugar de aluno, deve entender que todos possuem as suas particularidades. E é nesse momento que a sala invertida terá serventia.

Antes de iniciar cada novo conteúdo, deve ser levadas em consideração as vivências trazidas pelos estudantes em sua experiência fora da instituição.

Assim, o docente conseguirá encaixar situações cotidianas, para facilitar no processo de aprendizagem.

Vale ressaltar que não é preciso parar de ministrar a aula para explicar determinado assunto para um estudante, isso varia de docente para docente, assim como pelo tempo que tem disponível.

A sala de aula invertida foi idealizada para otimizar o tempo de aprendizado do aluno, desde que seja de acordo com o seu ritmo.

Antes de conferir as vantagens da sala de aula invertida, entenda melhor seus conceitos neste vídeo do canal futura:

Confira em nosso blog: Google Classroom: tudo o que você precisa saber sobre essa plataforma virtual de ensino e aprendizagem

Quais as vantagens da metodologia de sala de aula invertida?

Agora que já foi explicado o que é sala de aula invertida, é necessário compreender quais benefícios ela pode oferecer ao ser aplicada dentro de uma sala de aula.

Abaixo, estão listados exemplos de como a aplicação dessa metodologia poderá ser vantajosa para o docente e sua turma.

Melhor desempenho dos estudantes

Quando um aluno percebe que está sendo ouvido pelo docente, ou seja, se ele entende que sua voz pode ser ativa e suas dúvidas sanadas, mais ele participará das aulas.

É bastante comum que alguns estudantes sejam tímidos ou tenham medo de expor sua sabedoria, e é neste momento que a sala de aula invertida gera benefícios positivos.

Se o professor começa uma aula apresentando um assunto complexo, sem saber quais os conhecimentos prévios dos alunos, possivelmente a turma terá baixo rendimento no decorrer do ano letivo.

Otimização do tempo

Partindo do pré-suposto de que o docente chega em sala falando de algo novo para os alunos, muitas dúvidas surgirão.

Mas se eles tiverem estudado as referências enviadas, o tempo de duração da aula será reduzido drasticamente.

Ter essa responsabilidade e cuidado na hora do planejamento, resultará em uma otimização no tempo do professor e a geração de mais tempo para tratar de outros conteúdos em classe. O conteúdo será repassado de maneira fluída e com menos interrupções para dúvidas.

Dessa forma, não haverá a necessidade, por exemplo, de uma aula apenas para tirar dúvidas.

Didática superior

É muito comum que nas aulas tradicionais o engajamento dos alunos deixe um pouco a desejar. Isso acontece porque os alunos não se sentem participantes.

Ter uma uma didática adaptada à realidade de que o celular é muito da vida de um jovem, é algo raro. Ao aplicar essa metodologia invertida em sala de aula, todos perceberão a diferença.

Isto é, muitos alunos gostam de aulas práticas, onde a curiosidade deles poderá ser atendida e as suas habilidades de pesquisa despertadas.

Um jogo, um quis, uma atividade prática, por mais simples que elas sejam, servirão como elemento de fixação do conteúdo. 

A sala de aula invertida é um excelente método para promover o aprendizado e a participação ativa de toda a turma.

Valorização do docente

Quando o professor entende o que é sala invertida e busca aplicá-la com a sua turma, ele será visto como uma docente atualizado e dinâmico.

É nesse momento que todos perceberão que o docente é alguém capaz de responder despertar o interesse dos alunos pelas matérias.

É por intermédio desse profissional que os alunos compreenderão a importância de uma boa aula, assim como, valorizar cada minuto que estão tendo a oportunidade de aprender.

Sendo assim, quando um profissional da educação passa a compreender o que é sala de aula invertida e aplicar, ele perceberá que a própria instituição como um todo será vista com outros olhos, como uma organização atualizada e alinhada com as novas necessidades dos estudantes.

Saiba mais: Como evitar a evasão escolar? confira 6 dicas essenciais para manter os alunos estudando